• behance
  • facebook
  • google
  • linkedin
  • pinterest
  • twitter
  • youtube
  • rss
Conheça os serviços disponíveis para a Indústria 4.0 que vão mudar a forma como vê o Mundo!

Conheça os serviços disponíveis para a Indústria 4.0 que vão mudar a forma como vê o Mundo!


A Indústria 4.0 já tocou à sua campainha?

Esta (Indústria 4.0) será a sua melhor aliada para modernizar e investir em tecnologias de ponta, sobretudo em Marketing Digital.

Este é um programa desenvolvido pelo Ministério da Economia de Portugal, para apoiar PME’s portuguesas a implementar estratégias digitais nos seus produtos e marcas.

Apesar de esta ser uma temática bastante abordada nos últimos tempos, aqui ficam alguns detalhes importantes sobre cada serviço que é abrangido por este incentivo.

User-Centered Design

Esta acaba por ser umas das mais fortes tendências do séc XXI que os nossos BFFs Google e Facebook nos têm mostrado, através de redesign mais user friendly e da adaptabilidade de browser e app para mobile. 

User-Centered Design obriga ao cumprimento de regras que colocam o utilizador no centro de todo o desenvolvimento do design do produto ou serviço, acabando por se reger por uma sequência lógica que convém ser tida em conta aquando do desenvolvimento de um projeto que exija este tipo de design:

user_centered_design

Na prática, este tipo de serviço é aplicado em todos os desenvolvimentos que envolvam websites, plataformas, simuladores, lojas online, aplicações móveis, entre outros.

Plataformas Web Content Management (WCM)

Através da criação e implementação de estratégias relacionadas com posicionamento nos motores de busca e gestão da informação que é disponibilizada nas mais diversas plataformas web (como é o caso dos websites, lojas e-commerce, simuladores, entre outros), este é um tipo de serviço que envolve bastante trabalho de BackOffice.

Para além disso, é bastante importante que as plataformas de WCM estejam interligadas com outro tipo de plataformas que sejam úteis para a gestão de contactos e para futuras comunicações com os seus clientes.

Um bom exemplo de Web Content Management é o WordPress que, através de um backoffice bastante intuitivo, permite a integração de plugins extra, para adicionar funcionalidades e melhorar a sua performance.

CRM [Customer Relationship Management]  

Esta é uma das ferramentas mais poderosas que pode ter para as equipas comerciais e de marketing.

Através de plataformas como o hubspot ou o SalesForce poderá, de forma organizada, manter um contacto constante com os seus clientes, fornecedores e parceiros. Para além disso, pode disponibilizar informação valiosa para as equipas de marketing através de análises avançadas, segmentar as campanhas de comunicação e traçar um perfil de consumidor e da sua marca ou produto.

E-commerce

Apostar em lojas e-commerce acaba por ser uma medida apoiada igualmente pela Indústria 4.0.

É importante ter em consideração que esta acaba por ser a melhor forma de conseguir monitorizar os “passos” que os seus consumidores/clientes efetuam na sua loja online. Para além disso, este tipo de investimento é ainda valorizado pelo impacto ambiental que terá, através da desmaterialização de catálogos físicos, sendo estes disponibilizados neste tipo de plataformas online que, pelas suas bases tecnológicas, poderão ser atualizadas (a nível de conteúdos e imagens) a qualquer hora e em qualquer dia da semana.

SEO e SEA

SEO – Search Engine Optimization: simplificando e exemplificando, este é um tipo de estratégia que será bastante útil para melhorar o seu posicionamento nos motores de busca, nomeadamente no Google. O SEO consiste num conjunto de práticas de criação de títulos e subtítulos de acordo com o conteúdo de cada página do seu website. Desta forma, sempre que alguém faça uma pesquisa no Google por algo que possa vender, o seu website poderá aparecer nos primeiros resultados de pesquisa do Google. 

SEO

 

SEA – Search Engine Advertising: a implementação deste tipo de estratégia não substitui a anteriormente apresentada, pode sim ser complementar. O SEA consiste na criação e desenvolvimento de um conjunto de anúncios pagos que, através de investimento, permite aparecer nas primeiras páginas do Google.

Social Media Marketing 

Se nunca arriscou nesta área, esta é a altura de fazer um “all in”!  As Redes Sociais estão cada vez mais desenvolvidas, tendo em conta não só o elevado número de utilizadores [o Facebook já atingiu mais de 2 Biliões de utilizadores], mas também devido às melhorias que têm surgido nos últimos tempos e que têm transformado as Redes Sociais em poderosas máquinas de comunicação e divulgação online para todas as marcas e empresas que pretendam marcar presença mundialmente.

Para além disso, a maioria das Redes Sociais já têm “add-ons” que ajudam na adoção de estratégias digitais eficazes a nível de divulgação de produtos e serviços, além de permitir a todos os consumidores e utilizadores um contacto direto com as marcas.

Neste caso, será importante pensar em community management de forma a que todos os comentários e mensagens privadas tenham as respostas mais adequadas e eficazes.

Para uma gestão efetiva de Redes Sociais, aconselhamos sempre que contactem profissionais com experiência na área, bem como em estratégia de Marketing Online, de forma a que toda a gestão seja efetuada coerentemente e que seja aplicada a estratégia mais adequada ao seu negócio.

Content Marketing

Conteúdo, conteúdo e mais conteúdo… é o fator nº 1 para uma presença digital de excelência e é preciso ter bastante atenção com aquilo que se escreve e se publica! O conteúdo (neste momento considerado o “rei” do posicionamento) deve ser pensado e ponderado, não vale a pena perder tempo em conteúdo com pouca relevância. Para além de atrair tráfego indesejado, poderá prejudicar o posicionamento do seu website. Por isso, é cada vez mais fulcral que desenvolva bons conteúdos, com interesse para o seu público-alvo, e que lhe permita chegar onde pretende. 

Display Advertising

Esta é outra forma de levar marcas e empresas aos 4 cantos do mundo: através da compra de “espaços” de publicidade na rede display da Google! Para uma visão mais prática deste tipo de publicidade, vamos tentar exemplificar como funciona. Se esteve a visitar uma loja online ou um website de reservas de viagens já reparou que, posteriormente, ao navegar para outros websites (da rede display da Google), aparece-lhe publicidade/anúncios sobre esses produtos que anteriormente consultou. Este tipo de publicidade é aquela que poderá comprar para incrementar o seu negócio e aumentar-lhe a visibilidade. 

Mobile Marketing

O Mobile Marketing, que se tem tornado numa das maiores tendências dos últimos tempos, passa pelo desenvolvimento de um conjunto de ferramentas que lhe irão permitir estar cada vez mais próximo do seu cliente e consumidor. Como é que funciona?

Através do desenvolvimento de apps e de campanhas que envolvam interação através de um dispositivo móvel. No caso específico das aplicações, uma das mais conhecidas campanhas serão as push notifications, que acabam por ser “alertas” enviados para o utilizador. Podemos mostrar como exemplo o trabalho desenvolvido para a Prio Energy:

App PRIO

Para além das apps, estratégias de email marketing poderão ser aplicadas em diferentes formatos, através de QRcodes. Exemplificamos, uma vez mais, com um dos trabalhos desenvolvidos para a Prio Energy:

prio

Web Analytics

É a condição sine qua non a considerar na implementação de qualquer das medidas anteriormente apresentadas. Medir o ROI (Return On Investment) é cada vez mais importante para quem investe em Marketing Digital. Contudo, para isto acontecer de forma organizada, é importante definir bastante bem um objetivo a cumprir e ao longo da implementação da campanha ir medindo a sua evolução e comportamento, de modo a perceber o que é que a mesma está a trazer para o seu negócio!

Criar uma campanha e não medir os seus resultados acaba por ser o mesmo que deitar o seu investimento pela janela fora!

Fale connosco

 

 

Agência de Marketing, Comunicação e Publicidade Digital em Aveiro, que conjuga estratégia, design, marketing, e tecnologia em projetos digitais integrados.