• behance
  • facebook
  • google
  • linkedin
  • pinterest
  • twitter
  • youtube
  • rss
As melhores dicas para Facebook Ads

As melhores dicas para Facebook Ads


Qualquer responsável pela comunicação online de uma empresa, pretende rentabilizar ao máximo o orçamento que lhe é disponibilizado. É importante que saiba como potenciar os meios digitais e investir nas ferramentas que lhe trazem melhores resultados.

O Facebook é a maior rede social em todo o mundo, com cerca de 1400 milhões de utilizadores registados e uma das plataformas digitais mais usadas pelas empresas para interagirem com o seu público. A importância desta rede social para os negócios, não é ignorada por mais de 40 milhões de pequenas empresas que estão presentes no Facebook.

O serviço de anúncios do Facebook – Facebook Ads – permite a criação de anúncios com diferentes objetivos. Todos os tipos de anúncios adaptam-se de acordo com o dispositivo onde estão a ser visualizados. Este serviço é utilizado por cerca de 75% das marcas que estão presentes nesta rede social, pois melhora o alcance das mensagens partilhadas e direciona os produtos e serviços do negócio para o público alvo mais adequado.

Neste artigo iremos falar sobre os diferentes tipos de anúncios, mostrando em que situações os deve usar. Também vamos abordar algumas dicas para melhorar o potencial dos seus anúncios. Aproveite as dicas para rentabilizar ao máximo as suas campanhas no Facebook.

Tipos de anúncios

Cliques no site

Com este tipo de anúncio, consegue direcionar os utilizadores para qualquer página do seu site. Não direcione o anúncio para a homepage, aproveite para direcionar para uma página mais específica onde os visitantes podem saber mais informações sobre os produtos ou serviços do seu negócio.

O objetivo dos anúncios direcionados para cliques no site é garantir visitantes com interesse em determinada página do seu website. Conseguirá selecionar o público alvo do anúncio e dessa forma criar um anúncio orientado para as características dessas pessoas, assim como orientá-los para uma página de acordo com os seus gostos e preferências. Os utilizadores poderão ver o anúncio no seu próprio feed de notícias ou no lado direito do ecrã.

Facebook Ads

Conversões no site

A principal função deste tipo de anúncios é garantir novos visitantes que realizem determinadas ações no seu site, como por exemplo preencher um formulário ou comprar algum produto. Esta é a diferença para os anúncios direcionados para “cliques no site”.

Pode selecionar um anúncio simples, com apenas uma ação (poderá aparecer no feed de notícias ou no lado direito do ecrã) ou um anúncio em carrossel que apresenta entre 3 a 5 anúncios ao mesmo tempo para diferentes ações. Estes anúncios apenas aparecerão no feed de notícias do público-alvo selecionado para o anúncio.

Para além do título e de uma pequena descrição, o anúncio poderá conter um Call to Action com um mensagem de acordo com a ação que o visitante irá realizar na página de destino. Desta forma a mensagem do anúncio torna-se ainda mais direta.

Facebook Ads

Interação com publicação na página

Este tipo de anúncio ajuda a gerar mais envolvimento com determinada publicação através de gostos, comentários ou partilhas na publicação selecionada. Com este anúncio consegue atingir utilizadores que ainda não seguem a página e gerar maior buzz em torno das suas publicações.

É possível selecionar o público por interesse, idade, género e localização. Dessa forma mais pessoas podem conhecer e interagir com a sua página no Facebook. Este tipo de anúncio é uma excelente opção para aumentar a visibilidade dos seus conteúdos, caso esteja a apostar numa estratégia de inbound marketing.

Facebook Ads

Obter gostos na página

Esta ferramenta possibilita aumentar o número de pessoas que seguem a sua página. Pode definir o target do anúncio e desta forma conseguir atingir pessoas interessadas no seu negócio, que ficam desta forma atualizadas sobre a sua marca através das redes sociais.

Quanto mais pessoas interessadas na sua empresa seguirem a sua página, mais popularidade e credibilidade o seu negócio passa a ter. Basicamente este anúncio consiste na promoção da página do Facebook com uma pequena mensagem de incentivo e um call to action para começar a seguir a página.

Facebook Ads

Instalação de aplicação/ Interação com Aplicação

Tem alguma aplicação relacionada com o seu negócio? Este tipo de anúncio é o ideal para promovê-la. Aumente o número de downloads e a frequência de uso da app anunciando a sua aplicação no facebook.

No anúncio pode utilizar o botão “Instalar” e direcionar o utilizador para a página onde pode ser feito o download da mesma. Tal como em todos os outros tipos de anúncios, pode definir qual será a sua audiência, de acordo com as características, localização e gostos.

Facebook Ads

O Facebook Ads disponibiliza também uma opção de anúncios para promover uma maior interação com uma aplicação. Em vez de direcionar os utilizadores para uma página onde será feito o download, os utilizadores podem ser direcionados para páginas específicas da app, aumentando a interação com a mesma.

Facebook Ads

Visibilidade Local

Se pretende gerar mais visitas aos seus pontos de venda esta é a melhor opção para fazer chegar o seu negócio a pessoas que se encontram na proximidade. Basta indicar a morada da sua empresa e qual a dimensão do raio de ação do seu anúncio. Depois de definir a mensagem, esta será mostrada no feed de notícias das pessoas que estão dentro do raio de ação selecionado e que têm as características selecionadas.

Apesar deste tipo de anúncios não estar disponível em todos os países, é uma boa opção para qualquer negócio, nomeadamente para pequenas e médias empresas.

Facebook Ads

Participação num evento

É o tipo de anúncio mais apropriado para melhorar a participação nos eventos da sua empresa. Poderá promover o lançamento de novos produtos ou serviços, a inauguração de um novo espaço ou outro tipo de evento.

O conteúdo que será promovido, será o evento do facebook criado para o efeito. Aliás, estes anúncios contêm um call to action para as pessoas aderirem ao evento e desta forma poderão receber todas as publicações relacionadas com o mesmo.

Facebook Ads

Obter oferta

Faça ofertas aos seus seguidores, para incentivá-los a conhecerem e visitarem o seu negócio e dessa forma estarem em contacto com os seus produtos e serviços. É possível criar uma oferta na sua página, seja ele um desconto ou uma oferta pontual, que os seguidores da sua página e outro público alvo definido por si poderão ver.

Defina o anúncio filtrando a promoção, duração e quantidade de pessoas que podem obter a oferta.

Facebook Ads

Visualizações de vídeo

O anúncio em vídeo é uma ótima forma de aumentar a interação com o seu público. É possível contar uma história curta, demonstrar um produto ou explicar um serviço

Basta criar um vídeo e fazer o upload do mesmo com as especificações de vídeo recomendadas. Depois terá que definir uma mensagem e o público do anúncio, como em todos os outros. Experimente promover o seu negócio de uma forma mais animada.

Facebook Ads

Dicas sobre Facebook Ads

Importa realçar também algumas dicas que deverão ser tidas em conta na realização de campanhas com o Facebook Ads.  Algumas são gerais e podem ser aplicadas na construção de qualquer tipo de anúncio.

Veja os conselhos que temos para si:

Teste algumas variações do anúncio

Quando criar algum anúncio, faça pequenos testes antes de o disponibilizar para a audiência pretendida. Crie diferentes versões do seu anúncio e teste-os em audiências pequenas. O anúncio que tiver o custo por ação mais baixo é o que deve utilizar na audiência pretendida. Assim garante que o anúncio no qual está a apostar é o anúncio que lhe irá trazer melhores resultados. Esta é uma dica importante não só quando utiliza o Facebook Ads, mas para qualquer campanha que realiza no mundo digital.

Use a sua base de contactos como target para os anúncios

Para além de criar anúncios para um público-alvo definido pelas características, localização ou gostos, poderá também direcionar alguns anúncios para contactos que constem da sua base de contactos. Poderá importar contactos de email ou de telefone e criar anúncios dedicados a esses contactos. Poderá diferenciar as ofertas que direciona para atuais clientes ou para potenciais clientes.

Adicione números e estatísticas

Para que os utilizadores se sintam mais seguros a clicar nos seus anúncios, adicione números e estatísticas que demonstrem a fiabilidade dos negócio. É uma forma de validar os seus anúncios e de aumentar a confiança na sua empresa. Poderá também adicionar algum tipo de selo de garantia/confiança nas imagens que aplica nos seus anúncios.

Utilize cores diferenciadoras

As cores predominantes no Facebook são o branco e o azul. Opte por outras cores que se diferenciem do layout das páginas do facebook, para conseguir diferenciar a sua mensagem das restantes que são apresentadas na página.

Aplique o pixel de conversão

Quando cria anúncios para aumentar as conversões no site, pode fazer o tracking das conversões na sua Landing Page. Ao criar o anúncio, o Facebook disponibiliza a opção de adicionar um pixel que lhe dará informações sobre quais os anúncios que geraram novas conversões. É gerado um código HTML que deverá ser adicionado ao código da Landing Page. Use esta ferramenta do Facebook para conseguir monitorizar as novas conversões e os resultados dos seus anúncios.

Como pode ver, o Facebook oferece um serviço de anúncios completo e que pode ser adaptado a qualquer objetivo. É importante que tenha atenção aos detalhes, para que as suas campanhas tenham sucesso junto do seu público online.

Este artigo pode servir como base para começar a trabalhar com o Facebook Ads, mas deverá consultar especialistas para o auxiliar na criação das suas campanhas.

Se pretender, fale connosco e iremos analisar quais são as campanhas mais adequadas às necessidades da sua empresa.

Social Media Planner na Oakreative. As Redes Sociais são as suas melhores amigas! Ele combina a sua experiencia de criador e gestor das Redes sociais da AIESEC, ao Curso de Marketing do ISCA (Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro), tornando-o uma mais-valia para todos os projetos que envolvam social media. Com um esprito competitivo, o João gosta de novos desafios e projetos que o façam crescer profissionalmente.